A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-01Autor
Rodrigues, Emerson Carvalho
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm a função de mediar o processo ensino e aprendizagem, em que o beneficiário é o aluno/usuário, o qual utiliza os recursos didáticos e tecnológicos disponibilizado pelo ambiente. Para que isso ocorra de forma eficiente, interativa e amigável, o sistema deve apresentar um bom nível de usabilidade e que por sua vez é medida pelo grau de satisfação do usuário. A proposta do presente trabalho é mensurar o nível de usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle da Universidade Federal de Santa Maria, especificamente entre os alunos matriculados no Curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação. Para tanto foi usado um questionário avaliativo baseado nos sete princípios ergonômicos constantes na NBR ISO 9241-110 e disponibilizado on-line aos alunos. Através dos resultados obtidos mediante os dados coletados foram gerados dados estatísticos, referente à usabilidade das interfaces, sob o ponto de vista discente. Os resultados foram baseados em notas atribuídas aos quesitos ergonômicos vinculados ao sistema, os perfis dos entrevistados também foram identificados a fins comparativos. A análise dos dados gerou resultados satisfatórios e negativos sobre a usabilidade do ambiente, um grande percentual desaprova e demonstrou descontentamento com a contextualização dos itens avaliados. Ao final verificamos os objetivos do projeto alcançados como: mensurar, avaliar, relacionar e verificar a usabilidade do AVA em relação à qualidade de aprendizagem dos usuários/alunos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Relação de variáveis com o desempenho de estudantes na educação profissional a distância
Dalcin, Eduardo (2021-10-26)Esta tese teve como objetivo analisar a relação de algumas variáveis com o desempenho de estudantes da EaD/IFFAR, na Educação Profissional. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa ação, dentro do ambiente ... -
Desenvolvimento e aplicação de um método para detecção de indícios de plágio
Pertile, Solange de Lurdes (2011-03-11)A distribuição e o acesso a informações por um número muito maior de pessoas na internet tem crescido de forma exponencial, o que vem dificultando o controle da originalidade de tais informações e facilitando o trabalho ... -
A governança acadêmica e o uso de tecnologias em rede para a gestão educacional administrativa: o contexto da UFSM em foco
Conceição, Gloria Machado da (2017-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ...