A utilização do jogo Veritek informatizado na educação profissional
Resumo
Os desafios da Educação Técnica são enormes no que tange a permanência e evasão, principalmente em cursos técnicos relacionados à área da Computação. Diversas hipóteses e propostas pedagógicas são criadas para esclarecer as barreiras, entre elas a utilização de jogos. Os jogos fomentam a ludicidade no ensino, a motivação dos alunos, autonomia, prática e criação no seu contexto de estudo. Pensar na inclusão desta alternativa é um caminho possível para a mudança e superação do descontentamento com as disciplinas de introdução à Programação, pois a utilização de jogos desenvolve algumas habilidades elencadas como requisitos essenciais para os profissionais do futuro. Esse trabalho teve como objetivo analisar o Jogo Veritek informatizado como ferramenta para aprendizado na disciplina de Programação de um curso técnico em informática. Essa pesquisa delineia-se como uma metodologia de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva quanto aos objetivos, e de campo quanto aos procedimentos técnicos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi aplicado aos discentes do Eixo de Informação e Comunicação do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. A implementação da atividade demonstrou que os jogos merecem um espaço na prática pedagógica dos educadores, sendo auxiliares aos métodos de ensino, podendo ser um estratégia motivante e que ajuda na aprendizagem dos alunos. As tecnologias educacionais vêm como uma nova possibilidade para a educação, que supera características da escola tradicional e viabiliza um ambiente escolar interativo, que favoreça o trabalho em equipe e que compreenda as situações do cotidiano.
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