Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica
Abstract
Inscrita na Linguística Aplicada e amparada na perspectiva interdisciplinar da Análise Crítica
de Gênero (MEURER, 2002; MOTTA-ROTH, 2005), esta pesquisa qualitativa de perspectiva
interpretativista e de orientação etnográfica (ERICKSON, 1990) investiga os discursos
de participantes de uma Comunidade de Prática (CdP) de Robótica de uma universidade
do sul do Brasil sobre suas práticas de letramentos acadêmicos. Vinculado ao projeto
“Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima na produção de conhecimento”
(MOTTA-ROTH, 2013), que investiga práticas de letramentos acadêmicos a partir
da observação de práticas de produção de conhecimento em CdP particulares, este trabalho
tem o objetivo de analisar o discurso de participantes de uma CdP de Robótica sobre o
papel das práticas de letramentos acadêmicos na sua formação profissional e na constituição
e manutenção da própria CdP. Para realizarmos essa análise, descrevemos o sistema
de atividades e o sistema de gêneros constitutivos dessas atividades. Nossos dados são
compostos por notas e diários de campo, áudios transcritos de reuniões e seus respectivos
registros (atas das reuniões elaboradas pelos participantes), respostas a questionários e
entrevistas. Argumentamos que a produção textual escrita é constitutiva do sistema de atividades
sociais acadêmicas cotidianas da CdP ECOR, apesar do discurso naturalizado de
seus participantes sinalizar que a Cdp é essencialmente voltada ao conhecimento prático,
dissociada da elaboração teórica, da pesquisa e de processos de escrita.
Collections
The following license files are associated with this item: