A importância de outras formas de ensinar e aprender: a criação e o desenvolvimento do projeto PIBID Ciências Sociais Licenciatura UFSM na Escola Coronel Pilar
Resumo
O presente trabalho abordará o desenvolvimento e importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência das Ciências Sociais Licenciatura (PIBID - Ciências Sociais), projeto desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Colégio Estadual Coronel Pilar da cidade de Santa Maria - RS. O PIBID Ciências Sociais foi criado em 2014 possuindo dois professores orientadores dentro da universidade, professores tutores que auxiliam os acadêmicos na escola e também 21 acadêmicos da licenciatura em Ciências Sociais que se dividem em três escolas do Município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul. Este projeto foi divido em três grandes eixos temáticos: Raça e Etnia, Gênero e Sexualidade e Gênero e Trabalho. A equipe que atua na escola estudada é composta de duas professoras e nove acadêmicos. A pesquisa deu-se de forma qualitativa, onde foram aplicados questionários aos professores participantes do projeto e a direção da escola, para assim buscar a importância e possíveis diferenciais que este possui no processo de ensino e aprendizagem. Assim, evidenciou-se que a mudança do processo de licenciar-se se modificou e tende a evoluir ainda mais com o projeto PIBID.
Coleções
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