Jogo, infância e educação física: conhecimento e especificidade
Abstract
O presente trabalho teve por objetivo analisar, a concepção do jogo como conteúdo (aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais) na Educação Física para a infância, na produção científica na área da Educação Física e infância, e também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017). O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Núcleo Brasileiro de dissertações e teses em Educação, Educação Física, Esporte e Educação Especial (NUTESES), bem como análise documental da Base Nacional Comum Curricular. Para atingir o objetivo proposto analisamos aspectos teóricos acerca de Jogo, Educação Física para infância, que fazem a diferença na prática pedagógica. Analisamos, também, produção acadêmico-científica e publicações de trabalhos nacionais a partir do ano de 2012 até dezembro de 2016 na região do Brasil: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas a citar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Delimitamos a nossa investigação às três principais universidades públicas da região, porém as universidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porque estado do Paraná foram excluídas pela ausência de trabalhos na área de Educação Física relacionados à temática da pesquisa “jogo para a infância” no recorte que estabelecemos para a nossa análise. Os resultados encontrados foram que as pesquisas (dissertações e teses) lançam olhar sobre o jogo dirigido à infância, brinquedos, brincadeiras, jogos, jogos eletrônicos e jogos tradicionais. Deste modo, foram analisados nos trabalhos, a origem, a evolução e também as implicações dos diferentes jogos, relacionando-os com educação, cultura, políticas públicas, infância, gêneros, etc, buscando possibilidades para melhoria da aprendizagem, habilidades, competências, relações sociais, desenvolvimento do ser humano dentro de um determinado meio social. Diante destes resultados, tornando fundamental analisarmos e refletirmos sobre o JOGO nas dissertações e teses, que nos conduziram até chegarmos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), por ser um documento importante no cenário atual, e que orienta a Educação Básica em todo o país, foi realizado análise identificando e contribuindo com os conhecimentos, especificidades pertinentes ao conteúdo jogo, apresentados na BNCC. Os resultados a que chegamos foram à necessidade e importância do jogo, desde a Educação infantil, no qual apresenta sentido com fim em si mesmo. No Ensino Fundamental o jogo passa por um processo que vai se perdendo essa essência em si mesmo, ainda estando presente essa essência nos anos iniciais do 1º ao 3º ano. A partir do 4ª ano o jogo já se tornando como um meio de ensinar conteúdos específicos para cada componente curricular, passando para os anos finais (6º ao 9º ano) o jogo como um meio e já se moldando e direcionando ao esporte, prevalecendo também aos jogos eletrônicos.
Collections
The following license files are associated with this item: