As relações entre consciência fonológica e dislexia
Resumen
A dislexia é um distúrbio específico de leitura, de ordem lingüística, que afeta
principalmente a capacidade de ler por rota fonológica, prejudicando a leitura de palavras
novas e pseudopalavras. Nos últimos anos, as relações da consciência fonológica com a
alfabetização, assim como com a dislexia, têm sido objeto de pesquisa com diferentes
enfoques.
O presente trabalho teve por objetivo revisar a literatura especializada em busca de
informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar
conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema.
Foram pesquisados aspectos relativos à aquisição normal do código escrito, definições
de consciência fonológica, suas relações com a dislexia e, ainda, sobre o diagnóstico e
intervenção nos distúrbios específicos de leitura.
Ao término desta revisão pode-se concluir que não há consenso na literatura sobre a
definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit
de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no
diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu
desenvolvimento.
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- Fonoaudiologia [46]