Planejamento participativo na formação integral para concretização da gestão democrática
Resumen
A Gestão Democrática é a iniciativa que abre as portas da escola para a participação da comunidade escolar na tomada de decisão, mas ainda é apontada como em construção. O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação da formação do gestor com o processo de planejamento participativo. Após a contextualização do atual perfil da escola pública estadual, através da análise dos questionários que trazem o posicionamento do segmento pais, responsáveis, professores e funcionários sobre a participação no processo de gestão, avalia-se o processo analisando o cotidiano escolar e os maiores problemas apontados no contexto da gestão escolar. Constata-se que o pedagógico e administrativo em uma gestão democrática devem caminhar juntos, pois a instituição escolar se constitui de um trabalho harmônico. E o gestor necessita estar preparado para assumir a função, não apenas com o conhecimento específico, são exigidos do mesmo, leitura da realidade social, cultural e econômica macro e micro regional, assim como a sensibilidade para ouvir os diferentes segmentos escolares. Os instrumentos que o gestor possui que contribuem para que sua gestão seja caracterizada como democrática, são: a construção do Projeto Político Pedagógico no coletivo, a elaboração do projeto de formação continuada e o conselho de classe. O gestor ao valorizar as pessoas envolvidas no processo educativo, é o motivador, o encorajador, o mediador no processo de participação. Os sujeitos necessitam sentir-se valorizados para envolver-se ainda mais no processo. As respostas dos questionários vinculam a gestão democrática ao perfil e ao papel do gestor escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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