Percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual
Abstract
Esta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de
alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as
estratégias pedagógicas que educadoras especiais utilizam no processo de
alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Como fundamentação teórica
aborda as seguintes temáticas: Histórico da Educação Especial, Deficiência
Intelectual, Estratégias Pedagógicas. Na metodologia utilizou-se abordagem
qualitativa, onde se desenvolveu um estudo de caso e tendo como instrumentos
para coleta de dados entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram
Educadoras Especiais do interior do Rio Grande do Sul e que atuam em Sala de
Recursos Multifuncional. Como resultado, observou-se que as professoras têm sua
percepção de alfabetização e de estratégias pedagógicas que subsidiam a
aprendizagem dos alunos, primando pelo aprendizado dos seus alunos, através do
lúdico, de materiais concretos para que eles consigam se desenvolver destacando
suas potencialidades. Conclui-se que as estratégias pedagógicas priorizam os
recursos didáticos na prática educativa.
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