Tecitura poeticopedagógica: a palavra como presença no processo de criaçao em dança
Abstract
Esta dissertação propõe-se à descrição da construção de uma pedagogia do processo criativo em dança, a partir da relação movimento dançado e palavra. A pesquisa, com abordagem qualitativa do tipo narrativa, parte das narrativas do processo de criação, para extrair os problemas e mover conceitos. Os relatos das experimentações práticas, realizadas, ao longo da escrita deste texto, pela própria pesquisadora, evidenciam alguns elementos recorrentes na relação da palavra poética com o movimento dançado: como a literalidade, a não-ação e a memória. Para apresentar os modos pelos quais a pesquisadora engendra saberes por intermédio do processo de criação, objetiva-se desenvolver uma reflexão acerca da relação palavra e movimento dançado; e descrever as pedagogias implícitas do processo de criação. A escrita versa acerca do uso poético da palavra – leitura de poemas, por exemplo –, e do movimento decorrente – gesto, voz, movimentos dançados. No contato com as materialidades, intui-se que o liame da palavra com o movimento ocorre na produção de presença e como ação performancial, ou seja, a palavra como presentificação dos sentidos produzidos na leitura, como evento, acontecimento, performance. A relevância do estudo gira em torno da emergência e do resgate da palavra poética nas práticas, artísticas e pedagógicas. Indica-se novas formas de ensino/aprendizagem no âmbito da Dança e da leitura literária, nas quais percebe-se o uso poético como potente produtor de cultura. A pesquisa, inserida no campo da Educação e da Arte, revela-se como uma busca pela legitimação e relação dos saberes por intermédio do processo de criação em dança cuja experiência apresenta-se, portanto, como poeticopedagógica.
Collections
The following license files are associated with this item: