Atuação do educador especial no ensino superior: reflexões sobre a formação inicial
Resumo
O desenvolvimento deste estudo está vinculado à disciplina Projeto de Pesquisa
Profissional, para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo o Ensino
Superior como lócus de formação e atuação do Educador Especial. O objetivo geral
foi conhecer os impactos da implementação da Política Nacional de Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) nos cursos de Educação
Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar), totalizando quatro cursos e direcionando o olhar
para a atuação do Educador Especial no Ensino Superior. Para tanto, realizou-se
uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental. Os dados foram coletados por
meio de questionário aberto direcionado aos três coordenadores dos cursos de
Licenciatura em Educação Especial (Noturno, diurno, EAD) na UFSM e análise do
Projeto Político Pedagógico (PPP) e Ementa dos quatro cursos. Os resultados
indicam a urgência de projetos de formação de Educadores Especiais que tenham o
Ensino Superior como um campo de atuação, apresentando componentes
formativos para qualificar a formação dos Educadores Especiais para atuar no
Ensino Superior. Conclui-se que se faz necessário fortalecer o processo de reflexões
sobre as estruturas curriculares nos cursos de Licenciatura em Educação Especial,
considerando as necessidades formativas para a atuação do Educador Especial no
Ensino Superior, para que, além de haver o ingresso de estudantes público-alvo nas
universidades, possa haver também o reconhecimento da importância do
profissional formado nos espaços das universidades para o desenvolvimento do
atendimento e planejamento de ações que favoreçam a aprendizagem.
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