A permanência de acadêmicos com deficiência visual na UFSM: desafios e possibilidades
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as condições de permanência que a Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM) oferece aos acadêmicos com deficiência visual durante sua formação
no Ensino Superior. O estudo traz no seu referencial teórico uma breve retrospectiva histórica dos
desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e, em especial, das pessoas com deficiência
visual. Apresenta a definição de Cegueira e Baixa Visão, aborda algumas políticas sociais
desenvolvidas, a partir de leis, decretos e portarias que sustentam o direito das pessoas com
deficiência em nosso país, no que se refere à inclusão e permanência no Ensino Superior e as
barreiras enfrentadas por estes sujeitos. A metodologia adotada trata-se de uma abordagem
qualitativa do tipo exploratória e utilizou como procedimento metodológico, o estudo de caso. Os
dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturado com acadêmicos de
distintos cursos da UFSM, que apresentam deficiência visual, com causas congênitas, escolhidos de
acordo com a disponibilidade dos sujeitos, no momento da pesquisa. Para realizar a análise dos
dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo demonstraram a necessidade
de mais discussões sobre as condições de permanência na universidade, pois embora tenha
contemplado vozes de alguns estudantes, a amostra é pequena perante o quantitativo de alunos com
deficiência visual regularmente matriculados neste espaço, o que indica a realização de novas
pesquisas que confrontem esses dados, além da importância da escuta de outros seguimentos da
UFSM que estão envolvidos direta ou indiretamente com a permanência destes estudantes.
Collections
The following license files are associated with this item: