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dc.contributor.advisorGünther, Maria Cecília Camargo
dc.creatorClates, Daniela de Moura
dc.date.accessioned2019-01-14T12:39:08Z
dc.date.available2019-01-14T12:39:08Z
dc.date.issued2016-02-22
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15341
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe study aimed to analyze and understand the way the formative experiences accumulated in PIBID - subproject "Culture Sports School" reverberate in the process of professional socialization of novice teachers in school systems. The investigated group consisted of up degree course graduates in EF CEFD / UFSM were PIBID fellows during graduation for at least one full semester. In addition, the selected teachers work in school systems and are at the beginning of the teaching career. This research was conducted with descriptive which included literature review, questionnaires and biographical-narrative character interviews. The method used was the method (auto) biographical / life stories. After analysis of the narratives emerged categories: Construction of teachers' identities subdivided into: a) striking sociocorporal experiences - experiences that these can be considered as the beginning of the teacher training process; b) The initial training - that despite failure in some aspects influences the formation and constitution of identity; c) teaching experience even students - through this practice teachers started to develop habitus, built in the socialization processes; and professional socialization process, subdivided into: a) the training course and the experiences of PIBID - the experiences of the day to day of school; b) Become a teacher every day - professional socialization of teachers. Therefore, the experiences of the teachers in PIBID, important contributions to the formation of the same, with regard to the professional socialization, the diversity of experiences and paths that investigated traced.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProcesso de socializaçãopor
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)por
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectProcess of socializationeng
dc.titleO PIBID e o processo de socialização docente de professores iniciantes de Educação Físicapor
dc.title.alternativeThe PIBID and socialization process of teaching teachers beginners of Physical Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo analisar e compreender o modo que as experiências formativas acumuladas no PIBID – subprojeto “Cultura Esportiva da Escola” repercutem no processo de socialização profissional dos docentes iniciantes nas redes de ensino. O grupo de investigados consistiu-se de egressos do curso de licenciatura em EF do CEFD/UFSM que foram bolsistas PIBID durante a graduação por no mínimo um semestre completo. Além disso, os professores selecionados atuam em redes escolares e encontram-se no início da carreira docente. Esta pesquisa foi desenvolvida com caráter descritivo que incluiu revisão de literatura, questionários e entrevistas de caráter biográfico-narrativo. O método utilizado foi o método (auto) biográfico/histórias de vida. Após análise das narrativas emergiram as categorias: Construção das identidades dos professores subdivido em: a) Experiências sociocorporais marcantes – experiências essas que podem ser consideradas como o início do processo de formação do professor; b) A formação inicial – que apesar de falha em alguns aspectos influencia na formação e constituição da identidade; c) A vivência docente ainda discente – através desta prática os professores passaram a desenvolver habitus, construído nos processos de socialização; e Processo de socialização profissional, subdividido em: a) O percurso formativo e as experiências do PIBID – as experiências vividas no dia a dia da escola; b) Tornar-se professor a cada dia – socialização profissional de professores. Portanto, as experiências vivenciadas pelos professores no PIBID, representaram importantes contribuições para a formação dos mesmos, no que diz respeito à socialização profissional, a diversidade de experiências e percursos, que os investigados traçaram.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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