O PIBID e o processo de socialização docente de professores iniciantes de Educação Física
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar e compreender o modo que as experiências
formativas acumuladas no PIBID – subprojeto “Cultura Esportiva da Escola”
repercutem no processo de socialização profissional dos docentes iniciantes nas
redes de ensino. O grupo de investigados consistiu-se de egressos do curso de
licenciatura em EF do CEFD/UFSM que foram bolsistas PIBID durante a graduação
por no mínimo um semestre completo. Além disso, os professores selecionados
atuam em redes escolares e encontram-se no início da carreira docente. Esta
pesquisa foi desenvolvida com caráter descritivo que incluiu revisão de literatura,
questionários e entrevistas de caráter biográfico-narrativo. O método utilizado foi o
método (auto) biográfico/histórias de vida. Após análise das narrativas emergiram as
categorias: Construção das identidades dos professores subdivido em: a)
Experiências sociocorporais marcantes – experiências essas que podem ser
consideradas como o início do processo de formação do professor; b) A formação
inicial – que apesar de falha em alguns aspectos influencia na formação e
constituição da identidade; c) A vivência docente ainda discente – através desta
prática os professores passaram a desenvolver habitus, construído nos processos
de socialização; e Processo de socialização profissional, subdividido em: a) O
percurso formativo e as experiências do PIBID – as experiências vividas no dia a dia
da escola; b) Tornar-se professor a cada dia – socialização profissional de
professores. Portanto, as experiências vivenciadas pelos professores no PIBID,
representaram importantes contribuições para a formação dos mesmos, no que diz
respeito à socialização profissional, a diversidade de experiências e percursos, que
os investigados traçaram.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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