Gestão escolar: uma reflexão ética
Fecha
2016-08-08Autor
Camargo, Luzmari das Dores Boeira de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho tem por objetivo abordar a situação dos valores éticos presentes no contexto escolar, em que filósofos da educação e pedagogos apresentam características imprescindíveis ao docente que atua como professor e/ diretor gestor. Nessa perspectiva, ao analisar as condições para efetivar uma gestão democrática e a construção dos projetos políticos pedagógicos de quatro escolas da rede municipal de Vacaria, constituída de duas de Ensino Fundamental urbano, uma de Ensino Fundamental rural e uma de Educação Infantil. No depoimento das diretoras das referidas escolas está presente o perfil do gestor, a característica de democracia escolar e através desta relação teoria e prática o presente trabalho pretende indicar os limites de cada uma e as perspectivas de participação da comunidade escolar no estudo através do diagnóstico do meio escolar, valores e princípios revelados no instrumento legal do PPP, Projeto Político Pedagógico, com a intenção de construção efetiva da participação coletiva com a intenção de fortalecer o papel social da escola, e ser condição para estabelecer linhas de formação continuada aos educadores.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: