Design gráfico e prática docente: uma análise projetual de livros didáticos do EAD/UFSM
Abstract
Com a alta demanda dos cursos de Educação a Distância (EaD) no contexto atual, também há
necessidade de aprimorar as tecnologias utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem no que
tange à elaboração de materiais didáticos. No caso da Universidade Federal de Santa maria (UFSM),
o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) é o órgão responsável pelos cursos EaD e pela inserção
de recursos educacionais tecnológicos. Nesse estudo, apresentamos as diretrizes de concepção
desses livros didáticos digitais elaborados pela equipe do NTE/UFSM a partir de 2016, analisando o
seu projeto gráfico, que foi construído através de quatro conceitos essenciais: layout , grid , tipografia e
imagem. Nesta perspectiva, investigou-se com os professores se realmente estes novos materiais do
EaD/UFSM podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Pode-se verificar que, aos poucos os
professores estão se adaptando e inserindo os novos materiais em suas disciplinas. De modo
satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há influência por conta da parte visual do material na
aprendizagem dos usuários, concluindo-se que o material didático novo influencia muito
positivamente nesse aspecto.
Collections
The following license files are associated with this item: