Psicanálise e educação: a posição do professor e a noção de sedução no filme “O sorriso de Mona Lisa”
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Data
2009-12-05Autor
Carli, Fabiola Giacomini de
Metadata
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Este trabalho, fruto do curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão
Educacional, pela Universidade de Santa Maria, buscou articular duas áreas do
saber: psicanálise e educação, tentando aproximar dois campos que olham o
mesmo fenômeno de maneiras distintas. O objetivo principal foi analisar como o
professor participa do processo pelo qual ele conduz seus alunos à aprendizagem e
quais os aspectos inconscientes podem ser observados. Os conceitos de
transferência, de assimetria e de sedução são noções que permitiram abordar a
educação como “arte de formar”. No plano teórico, a pesquisa foi subsidiada pela
Teoria Psicanalítica, cuja abordagem permite, sob a perspectiva da Análise do
Discurso, levantar elementos de análise de fragmentos do filme “O Sorriso de Mona
Lisa”, enlaçando-os com a teoria proposta. Esse trabalho se assenta na premissa de
que conhecer os processos inconscientes pelos quais um professor alcança
transformação em seus alunos forma parte de um valioso recurso de trabalho para
quem deseja aprimorar sua gestão escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1000]