Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
Resumo
A aprendizagem com o auxílio de tecnologias vem crescendo e o professor procura alternativas para motivar os alunos na busca do conhecimento, inclusive de novas línguas. O presente artigo tem por finalidade avaliar o uso do Duolingo, um ambiente gamificado, como ferramenta para facilitar a aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira. A pesquisa teve caráter qualitativo e exploratório e foi aplicada com quatro estudantes de uma escola particular de idiomas de Nova Prata. Os alunos utilizaram o ambiente durante o período de dois meses com o acompanhamento da professora. A análise dos resultados deu-se a partir de entrevistas estruturadas com os estudantes e avaliação das interações na plataforma. Constatou-se que a ferramenta motivou os estudantes, incentivando-os a seguirem realizando as atividades no ambiente, mesmo após o término da pesquisa. Nas conversas informais e nas entrevistas aplicadas, pode-se perceber que a tecnologia, combinada com elementos de games, contribuiu para estimular a participação dos dicentes e o enriquecimento do vocabulário. Quanto ao desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, falar e ouvir, o Duolingo não se mostrou tão eficiente, pois as atividades que desenvolvem a fala são menos trabalhadas, fazendo com que o aluno que não tenha conhecimento, não consiga falar com fluência apenas com o uso deste ambiente gamificado.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: