WhatsApp no contexto educacional: uma revisão sistemática de literatura
Resumo
O presente trabalho busca compreender de que forma o aplicativo de comunicação WhatsApp tem sido utilizado no âmbito escolar. Para isso, são explorados os principais tipos de estudo já realizados sobre o tema, nos últimos cinco anos, percebendo assim, qual a área e contexto da educação que o aplicativo está sendo utilizado e o que ainda pode ser explorado sobre a ferramenta whatsApp no contexto educacional. A metodologia empregada é a revisão sistemática de literatura, baseada em Kitchenham (2004), a qual procura apresentar uma justa avaliação sobre tema determinado. Com relação à coleta de dados, levando em consideração os critérios de inclusão e de exclusão, foram encontrados, ao todo, dez estudos sobre o tema, nos periódicos e eventos selecionados. Os resultados apresentaram que, aos poucos, o aplicativo WhatsApp vem sendo explorado no contexto educacional. Por meio dos estudos analisados é perceptível a tentativa de inserção do aplicativo no âmbito da educação. Visto que, a ferramenta pode ser utilizada em diferentes áreas e níveis de conhecimento, há diversas possibilidades de realização de análises de experiências sobre a utilização do aplicativo no âmbito educacional, fazendo com que estudos sobre o tema possam aumentar, conseguindo assim, de fato, um aprofundamento sobre o uso da ferramenta WhatsApp na área da educação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: