Atividade didática: o pixton como ferramenta para a produção textual
Abstract
Atualmente, no Brasil, há intensa ocorrência de casos de dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à produção textual. Nesse sentido, esse tema necessita de uma profunda reflexão que possibilite repensar a maneira de ensinar, aliando às aulas aos recursos tecnológicos. A partir disso, este artigo tem por objetivo selecionar e avaliar recursos que as TIC disponibilizam para a produção de narrativas, a fim de propor um planejamento que pode ser aplicado no processo de produção de textos em contexto escolar. Para isso, como aporte teórico, utilizamos a tabela de avaliação de recursos e jogos digitais de Reis e Gomes (2014) e propomos o processo de análise de dados em três etapas: na primeira, a pesquisa por recursos online gratuitos que possibilitem a produção de narrativas; na segunda, a seleção e avaliação de cinco recursos que possibilitem a produção textual; e, na terceira, a avaliação mais detalhada de um recurso a partir da adaptação da tabela de Reis e Gomes (2014). A partir disso, organizou-se um planejamento como sugestão ao trabalho do professor com produção textual de narrativas usando o recurso melhor avaliado, o Pixton. Constatou-se por meio da pesquisa realizada existem inúmeros sites disponíveis na internet que focam na produção textual. Sendo assim, essa pesquisa não esgota as possibilidades de investigação de fatores relacionados à introdução de recursos digitais educativos em sala de aula, sendo necessário que novos estudos possam ser desenvolvidos, a fim de proporcionar uma melhor compreensão e detalhamento acerca dessa temática.
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