Uso de ambientes virtuais na aprendizagem para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura
Abstract
Pelo crescimento exponencial das redes sociais, o cotidiano das pessoas alterou significativamente. Considerando isso e a dificuldade em gerenciar a aprendizagem, surgiram as Redes Sociais Educativas. Estas são a junção das redes sociais com os Learning Management System, conhecidos no Brasil como Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Fundamentado nos autores Recuero (2009); Vale (2014); Pereira, Schmitt e Dias (2007); Clarenc et al (2013); Abreu (2011) e Kenski (2008), este estudo objetiva realizar uma revisão sistemática de literatura dos últimos cinco anos, para investigar o uso de ambientes virtuais na aprendizagem de estudantes da educação básica, com base nessas questões de pesquisa: QP1 – Quais recursos pedagógicos são disponibilizados pelos ambientes virtuais? QP2 – Quais as percepções dos alunos em sala de aula, após uso dos ambientes virtuais? QP3 – Quais as percepções dos professores após uso dos ambientes virtuais? QP4 – Quais são os desafios para uso dos ambientes virtuais na escola ou em sala de aula? No total, foram encontrados 5404 estudos, dos quais 15 artigos foram selecionados, após três triagens com base em critérios de inclusão e exclusão. Como resultado, esses artigos revelaram-se dados importantes e positivos, como os vários recursos que os ambientes virtuais apresentam e que contribuem para a aprendizagem; mas que, por outro lado, há entraves, como a falta de recursos nas instituições públicas, falta de estímulos ou tecnologias não adequadas. Em síntese, este estudo mostrou que há vantagens em utilizar ambientes virtuais para mediar a aprendizagem, mas que é preciso superar as dificuldades, incluindo a constante atualização dos professores.
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