dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Teixeira, Josélia Cezimbra | |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T14:49:22Z | |
dc.date.available | 2019-01-16T14:49:22Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15378 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article deals with the use of the Facebook Social Network as a subsidy for teaching and learning in the Arts based on the experience with an eighth grade class from the elementary school of Oscar Grau Municipal School in 2018, in the city of Santa Maria, Rio de Janeiro Grande do Sul. In order to do this, some Facebook features are thought of as a virtual learning environment, where potentials and limitations are verified, especially regarding the group management process and the teaching / learning of Arts in elementary education. These considerations are based on practical experience, but also on the reports of other authors on the subject, in general, coming from courses related to the area of information and communication technologies. In the process of data analysis, evaluations are also presented based on a questionnaire carried out with the class, where it is possible to observe some students' perceptions regarding such practice and a brief analysis of the use of the platform. At the end, this tool is considered an important ally in the teaching and learning process, where experiences are preserved from a collective "writing", registered through the interaction between teachers and students in a virtual environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino de arte e novas tecnologias | por |
dc.subject | Rede social facebook | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Teaching of art and new technologies | eng |
dc.subject | Social network facebook | eng |
dc.title | O uso da rede social Facebook para o ensino e aprendizagem de artes no ensino fundamental: percepções de uma vivência | por |
dc.title.alternative | The use of the Facebook social network for teaching and learning of arts in fundamental teaching: perceptions of a living | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo trata do uso da Rede Social Facebook enquanto subsídio para o ensino e aprendizagem em Artes a partir da experiência com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Grau em 2018, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para isso, são pensadas algumas funcionalidades do Facebook enquanto ambiente virtual de aprendizagem, onde são verificadas potencialidades e limitações, principalmente no que tange ao processo de gerenciamento de grupos e ao ensino/aprendizagem de Artes no ensino fundamental. Tais considerações partem da experiência prática, mas também do relato de outros autores sobre o tema, em geral, oriundos de cursos correlatos à área de tecnologias da informação e comunicação. No processo de análise de dados também são apresentadas avaliações a partir de um questionário realizado com a turma, onde é possível observar algumas percepções dos estudantes diante de tal prática e é feita uma breve análise do uso da plataforma. Ao final, considera-se essa ferramenta uma importante aliada no processo de ensino e aprendizagem, onde vivências e experiências são preservadas a partir de uma “escrita” coletiva, registrada por meio da interação entre docentes e discentes em ambiente virtual. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |