O uso da rede social Facebook para o ensino e aprendizagem de artes no ensino fundamental: percepções de uma vivência
Resumen
O presente artigo trata do uso da Rede Social Facebook enquanto subsídio para o ensino e aprendizagem em Artes a partir da experiência com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Grau em 2018, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para isso, são pensadas algumas funcionalidades do Facebook enquanto ambiente virtual de aprendizagem, onde são verificadas potencialidades e limitações, principalmente no que tange ao processo de gerenciamento de grupos e ao ensino/aprendizagem de Artes no ensino fundamental. Tais considerações partem da experiência prática, mas também do relato de outros autores sobre o tema, em geral, oriundos de cursos correlatos à área de tecnologias da informação e comunicação. No processo de análise de dados também são apresentadas avaliações a partir de um questionário realizado com a turma, onde é possível observar algumas percepções dos estudantes diante de tal prática e é feita uma breve análise do uso da plataforma. Ao final, considera-se essa ferramenta uma importante aliada no processo de ensino e aprendizagem, onde vivências e experiências são preservadas a partir de uma “escrita” coletiva, registrada por meio da interação entre docentes e discentes em ambiente virtual.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: