Uso das TICs para a educação matemática
Resumo
O presente estudo possui como tema principal o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral é analisar a importância das TICs no processo de ensino aprendizagem de uma turma de alunos do segundo ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos para este trabalho temos os seguintes pontos: a utilização de uma ferramenta educacional para o ensino de matemática; analisar como a ferramenta auxilia no processo de ensino aprendizagem; analisar a relevância da utilização das TICs na sala de aula. A metodologia é do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados foi realizada através da aplicação do jogo computacional. O referencial teórico está fundamentado em autores como Vigotsky (1998), Ponte (2000), Diretrizes Curriculares (2001), Freire (1996), Guimarães (2007), Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Almeida (2004), Yin (2001). A primeira análise dos dados demonstra que o interesse dos alunos pela educação matemática aumenta quando se utiliza as TICs nas salas de aula. Demonstramos com esse trabalho a importância do uso destas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e esperamos que através deste estudo os professores percebam a importância de se utilizar as TICs em nossas salas de aula.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: