Mendeley e Zotero em cena: o uso da videoaula no ensino de gerenciadores de referência
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-01Autor
Batista, Rafael Rodrigo do Carmo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O artigo tem como objetivo compreender se a videoaula, como suporte educacional, contribui com o ensino de gerenciadores de referência. Buscou trazer outros trabalhos sobre a importância das videoaulas em ambientes educacionais, bem como, a importância dos gerenciadores de referência como elementos facilitadores da escrita científica. Realizou-se a pesquisa utilizando como participantes estudantes de graduação e pós-graduação. Atribui-se um questionário de perguntas objetivas, cujo participante concorda ou discorda de determinada afirmativa, e subjetivas. Através das subjetivas, o participante relata a sua experiência com o tema e contribui com sugestões. Por meio de uma parceria entre o autor e o Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM, uma videoaula intitulada “Você sabe o que são gerenciadores de referência?”, foi gravada e disponibilizada para a pesquisa. Posteriormente o vídeo e o questionário foram enviados aos participantes, e de acordo com os dados obtidos, o material foi avaliado de maneira positiva, ainda que algumas sugestões de melhoria tenham sido indicadas, como uma maior variação de ângulos da câmera e a distribuição mais eficiente entre capturas de tela e vídeo. Ao final, considerou-se que a pesquisa pode ser aprofundada com cada aspecto indicado pelos participantes.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: