Ensino colaborativo e o papel da gestão no processo de implementação de práticas inclusivas
Resumo
A parceria colaborativa estabelecida entre o professor da sala comum e o professor da Educação Especial, planejando, instruindo e avaliando o ensino em sala de aula dos estudantes é conhecido como ensino colaborativo. Uma prática que vem sendo implementada em um Município da região metropolitana de Curitiba. Assim, esse estudo visa analisar o papel do gestor no processo de implementação dessa prática inclusiva embasado no ensino colaborativo, elencando as ações dos gestores no processo de inserção de práticas colaborativas; analisando a eficácia do processo de implementação da prática do ensino colaborativo por meio dos relatos dos gestores. A fim de alcançar tais objetivos utilizou-se do enfoque qualitativo por meio de um estudo de caso, com aplicação de um questionário estruturado em cinco grandes eixos via Formulário Google, na plataforma Google Forms, encaminhado, e, obtendo a participação de cinco gestores, podendo aferir em suas respostas que os mesmos buscam investir no processo de formação profissional dos professores e dos funcionários que atuam diretamente na equipe. Quanto a atuação dos gestores os mesmos avaliam sua atuação significativa ao considerar a aprendizagem fazendo uso de reuniões e leituras que contemplem as demandas da escola por meio de estratégias que possam atendê-las, inserindo a família no contexto escolar e essencialmente auxiliando e contribuindo para a organização do tempo dos professores para o co-planejamento das atividades, sendo notória a participação de todos em busca do entendimento e acolhimento dessa nova prática inclusiva fundamentada no Ensino Colaborativo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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