O processo de implementação da gestão democrática sob diferentes olhares: um estudo de caso numa escola do município de Santa Maria/RS
Fecha
2018-11-30Autor
Machado, Patrícia Fabiane Nanthal
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de implementação da gestão democrática numa escola do município de Santa Maria/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso de uma comunidade (TRIVIÑOS, 1994) em que se entrevistou três sujeitos por meio de questionário aberto. Para fundamentar o trabalho optou-se pelos autores Vitor Paro (2006, 2016), Heloisa Lück (2008), Chiavenato (2010) e Libâneo (2012). Como resultado, a análise realizada sobre o processo de implementação da gestão democrática na escola pesquisada, evidenciou que a mesma se constitui como um desafio, pois ainda é algo a ser conquistado em sua totalidade. Há uma perspectiva de não mais estar numa lógica de administração, mas é certo que ainda não foram assimiladas as transformações da gestão democrática na prática. As premissas da administração escolar estão sendo questionadas e postas em suspeição, mas as suas consequências político-pedagógicas ainda perduram. Há uma mudança no discurso, mas que pouco alcançou a prática. Assim, conclui-se que uma gestão democrática na escola se dá por meio da participação da comunidade e está relacionada com a partilha do poder na tomada de decisões, independente das funções que os envolvidos exerçam. Para tanto, é preciso superar as dificuldades locais e legais, bem como propiciar uma ação conjunta concreta, que vise o ensino-aprendizagem e o fortalecimento da autonomia. Lança-se como caminho a construção de um projeto educacional fundamentado num trabalho coletivo de reflexão constante. Uma mudança de paradigma se torna fundamental no contexto da escola para que o modelo de gestão democrática se efetive numa cultura criativa e emancipatória.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: