Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Adriele Delgado
dc.creatorLuersen, Ivanete
dc.date.accessioned2019-01-18T12:38:05Z
dc.date.available2019-01-18T12:38:05Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15401
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the strategies that a school manager can find to integrate the families in the mediation of conflicts which occur inside the school. Our locus of research is the school Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, located in Victor Graeff-RS. Therefore, the research used a qualitative methodology, having as instrument questionnaires applied to the managers and the parents of the students. The theoretical discussion covered the reading of the school context through the Regiment and also the contributions of some authors such as Paro, Cury and Luck regarding the management and of Messiano referring to the term conflict were also discussed. As results from the research, it becomes evident that a collaborative management can be a good strategy to the school manager, thereby making possible the link between family and school, integrating the parents in the decisions and emphasizing the importance of their participation in the search for solutions to conflicting situations which can occur in the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectSchool managereng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectConflictseng
dc.subjectSchool environmenteng
dc.titleIntegração das famílias na gestão escolar para a resolução de conflitospor
dc.title.alternativeIntegration of the families in the school management for the resolution of conflictseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias que o Gestor Escolar pode buscar para integrar as famílias na mediação de conflitos que surgem dentro da escola. Nosso lócus de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, da cidade de Victor Graeff- RS. Para tanto, a pesquisa pautou-se numa metodologia qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, questionários aplicados aos gestores e pais dos alunos. A discussão teórica abrangeu a leitura do contexto escolar por meio do Regimento da escola victorense e também foram abordadas as contribuições de alguns autores como Paro, Cury e Luck quanto à gestão e de Messiano referente ao termo conflito. Como resultados, verificamos que uma gestão participativa pode ser uma boa estratégia do gestor, tornando possível, desse modo, a relação família-escola, integrando os pais nas decisões e os conscientizando da importância de sua participação na busca de soluções para as situações conflituosas que se apresentam no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto