Integração das famílias na gestão escolar para a resolução de conflitos
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias que o Gestor Escolar pode buscar para integrar as famílias na mediação de conflitos que surgem dentro da escola. Nosso lócus de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, da cidade de Victor Graeff- RS. Para tanto, a pesquisa pautou-se numa metodologia qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, questionários aplicados aos gestores e pais dos alunos. A discussão teórica abrangeu a leitura do contexto escolar por meio do Regimento da escola victorense e também foram abordadas as contribuições de alguns autores como Paro, Cury e Luck quanto à gestão e de Messiano referente ao termo conflito. Como resultados, verificamos que uma gestão participativa pode ser uma boa estratégia do gestor, tornando possível, desse modo, a relação família-escola, integrando os pais nas decisões e os conscientizando da importância de sua participação na busca de soluções para as situações conflituosas que se apresentam no ambiente escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: