Inclusão escolar: desafios dos gestores na orientação docente
Resumen
O presente trabalho analisa como os gestores podem auxiliar o corpo docente diante da inclusão escolar. O lócus de nossa pesquisa é a equipe diretiva e professores de duas escolas, uma é a Cooperativa Educacional de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada na cidade de Espumoso e a outra Escola Municipal de Educação Infantil, localizada na cidade de Lagoa dos Três Cantos, ambas no Estado do Rio Grande do Sul. A mesma foi baseada em levantamentos bibliográficos como Libâneo, Lück, Mantoan, Paro, Sassaki, Souza e Dalberio Tendo como objetivos específicos, analisar de que forma os gestores orientam o corpo docente diante a inclusão, constatar a atuação do gestor frente à inclusão e verificar os resultados positivos e/ou negativos desse trabalho. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando estudo de caso para alcançar os objetivos propostos. Com a realização dessa pesquisa, foi possível compreender a importância da orientação dos gestores na construção de uma escola inclusiva que atenda às necessidades do aluno incluído, bem como dá o suporte para o docente desenvolver seu trabalho. Frente a isso, concluímos que as escolas estão caminhando lentamente nesse processo de inclusão e, mesmo recebendo o apoio dos gestores, as dificuldades ainda são inúmeras.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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