Um estudo acerca das produções científicas sobre o uso das TICs na prática pedagógica de professores na educação infantil
Abstract
Na educação infantil a criança constrói, a partir da vivência de situações lúdicas e prazerosas, a base para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para sua vida social e escolar. Neste contexto, a tecnologia é grande aliada, facilitando o ensino, desde que os professores tenham conhecimento sobre o uso da mesma. Deste modo, a educação deve privilegiar as necessidades atuais diante dos avanços tecnológicos, fato este que não pode ser ignorado se o que se pretende é a formação para a cidadania e a preparação para a vida. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as produções científicas acerca do uso das TICs na prática pedagógica de professores na educação infantil. A metodologia envolveu um estudo, a partir do estado da arte, quantitativo e qualitativo, caracterizado como exploratório, descritivo e explicativo a fim de compreender e analisar de forma aprofundada os aspectos conceituais da educação infantil, das TICs como ferramenta na prática pedagógica de professores. Buscando responder o objetivo do estudo realizou-se uma busca na base do IBICT e no Google Acadêmico com os seguintes critérios: publicações no período de 2013 a janeiro de 2018; e contemplar os três descritores: Educação Infantil; Prática Pedagógica; e TICs. No levantamento de dados encontrou-se 12 publicações (dissertações) no IBICT e 12 no Google Acadêmico (09 artigos e 03 monografias). Nessa busca, os resultados evidenciaram que o primeiro contato da criança com a tecnologia ocorre na escola. Em especial a TICs é vista pelo professor como uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação infantil, e que essas escolas devem utilizar como parte dos recursos didáticos em sala de aula. No entanto, cabe salienta que o professor é o protagonista que desempenha o papel indispensável nesta inserção das tecnologias em sua prática pedagógica nas escolas de educação infantil, visto que ele é o intermediador e o facilitador desse processo.