Revisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-06Autor
Santos, Maria Aracy Oliveira dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho é um recorte do relatório de conclusão de Estágio Supervisionado nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena
Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria. A observação e o estágio supervisionado
foram realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori. Essa
experiência marcou-me profundamente na formação pessoal e profissional; por isso, como
objetivo geral, busco revisitar essa vivência selecionando as atividades mais significativas que
tiveram impactos nas crianças e proporcionaram-me maior gratificação. Delimitamos como
objetivos específicos olhar atentamente o vídeo produzido, como uma amostra das atividades
“descobrindo, brincando e aprendendo”, com vistas a compartilharmos os saberes e fazeres
científicos, psicomotores e afetivos. Como problema, inquieta-nos a seguinte indagação: é
possível revisitarmos o Estágio Supervisionado desenvolvido numa turma do segundo ano do
Ensino Fundamental, com vistas a compartilharmos os impactos produzidos nas crianças e
na estagiária? Para fundamentar a minha atuação e revisitar o meu estágio, utilizei Wallon
(1975, 1986, 1989, 2005), que trabalha o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa
interligados interdisciplinarmente. Concluímos que a formação de professores para os anos
iniciais do Ensino Fundamental implica em estudos teóricos e prática pedagógica articulada,
diminuindo a fragmentação tão criticada pelos meios de comunicação e pelos pesquisadores.
Com esse trabalho, pode-se afirmar que a aprendizagem é empolgante, mobilizadora, aberta,
inacabada, implicando na necessidade da formação permanente, pois as crianças são
curiosas, desejosas, criativas e constroem conhecimento quando motivadas através das
mediações socioculturais.