Estratégias discursivas para a ruptura de paradigmas de gênero em livros infantis da Coleção Antiprincesas
Abstract
Esta dissertação adota como tema as estratégias discursivas de abordagem de gênero nos livros Antiprincesas. Sendo assim, é estruturada a partir da Coleção Antiprincesas, cujos livros divulgam um novo olhar, que questiona os tradicionais contos de fadas e apresenta protagonistas com histórias reais. As três obras que compõem o corpus de pesquisa contam as histórias de vida de Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra. A partir destas obras, ambicionamos mapear a relação existente entre as estratégias discursivas e a nova proposta de abordagem de gênero expressa nos livros. O principal enfoque metodológico que ampara a análise dos livros parte da perspectiva crítica de análise do discurso, já que esse delineamento permite vincular o discurso com as relações de poder e ideologia. Sendo assim, o quadro metodológico é desenvolvido considerando especialmente a perspectiva tridimensional do discurso proposta por Norman Fairclough (2001) e aspectos da linguística sistêmico-funcional estruturada por Michael Halliday (1989). No que se refere ao embasamento teórico, concebemos quatro eixos centrais: a comunicação, o discurso, o gênero e a literatura infantil. A comunicação é pautada em nossa pesquisa pelo viés da midiatização, ou seja, assumimos o livro infantil como objeto midiático a partir da concepção da mídia como prática, inserida no contexto social. Abordamos o discurso com base na perspectiva de mudança social, adotando-o não apenas em seu papel de representação, mas também de construção da realidade. As relações de gênero são embasadas na perspectiva pós-estruturalista, que concebe o gênero para além de fundacionalismos biológicos, mas como algo construído e amparado social e discursivamente. E, por fim, a literatura infantil é ponderada como um campo de atividade social e educativo, e a obra literária como objeto midiático, passível de investigação acerca do discurso em relação com o gênero. No que concerne aos resultados de pesquisa, destacamos a existência de cinco estratégias principais, mapeadas a partir das categorias de análise, que contribuem com a ruptura de paradigmas de gênero: a estratégia de aproximação com a realidade de vida das protagonistas; a estratégia de ruptura de performances de gênero esperadas para mulheres; a estratégia de dinamismo e didatismo na leitura; a estratégia de aproximação com as protagonistas ao longo dos livros; e por fim, a estratégia de aproximação entre texto e contexto. Esses mecanismos permitem perceber o livro infantil como objeto midiático que questiona e apresenta novas formas de significar as relações de gênero, propondo também novas possibilidades de representação, especialmente a partir do investimento ideológico e das lutas hegemônicas presentes no discurso.
Collections
The following license files are associated with this item: