Abordagens e relações da gestão escolar sobre saúde no projeto pedagógico de escolas municipais de Uruguaiana- RS
Abstract
A presente monografia documenta a pesquisa e análise da elaboração de Projetos Pedagógicos de duas escolas de Educação Infantil da cidade de Uruguaiana- RS, trazendo referenciais que abordam e historicizam questões envolvidas neste entorno como a Gestão Escolar, a Gestão Democrática e por implicação o Projeto Pedagógico, que é válido como currículo para a Educação Infantil. Dentro destas questões foi aprofundado o tema da saúde, se este mesmo estava ou não presente neste documento escolar, que se define por identidade de uma escola. A pesquisa qualitativa teve por finalidade análise documental dos Projetos Pedagógicos, das escolas situadas em bairros distintos e de vulnerabilidade social da cidade. Objetivando a relação e conhecimento de como estes projetos abordam e concretizam ações sobre saúde para seus alunos tendo em vista que ambas atendem crianças carentes e de riscos sociais e de saúde. A análise foi realizada com a documentação disposta pelas direções das escolas. A pesquisa foi baseada no referencial das disciplinasda especialização, a luz de autores pesquisadores sobre o assunto, também se realizou procuras em plataforma se revistas eletrônicas da área da educação, educação infantil e saúde. As diretrizes e leis também nortearam os estudos, contribuindo para a formação de escritas sobre e pesquisas do tema em questão, que diretamente nas pesquisas foi pouco encontrado mas sim bastante fragmentado em vários artigos. Se propôs ao analisar os documentos das escolas viabilizar também um comparativo de abordagens entra a escola X e a escola Y, encontrando ainda lacunas na montagem do documento como um todo e também na questão da abordagem de ações para a promoção da saúde.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: