Reprovação no sexto ano. O caso da EMEF Arnaldo Grin
Abstract
O presente trabalho apresenta como temática de estudo reprovação escolar com foco no sexto ano da EMEF Arnaldo Grin. Como objetivo geral, pretende identificar as causas da reprovação na EMEF Arnaldo Grin no sexto ano e apontar possíveis soluções fundamentado na Gestão Escolar. Para tanto, os objetivos específicos que o norteiam são: Analisar a história da reprovação escolar no Brasil; Caracterizar a comunidade, a escola e o bairro onde a escola está inserida; Identificar dados que comprovem os elevados índices de reprovação no sexto ano e as possíveis causas da reprovação; Apontar possíveis soluções para reprovação no sexto ano. Como método, optou-se por uma pesquisa bibliográfica quanti-qualitativa, além de levantamento de dados através de aplicação de questionários. A análise dos dados foi realizada a partir da análise estatística descritiva e da análise de conteúdo. Os principais resultados nesta pesquisa apontados pelos docentes e discentes como causas para a reprovação escolar foram: falta de incentivo da família, necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família, falta de recursos básicos, falta de estratégias da escola e professores para amenizar o problema, além da estrutura escolar e curricular pouco adequada. Por parte dos alunos, falta de clareza sobre a importância da educação como possível meio de mudança social.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: