Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorOtazú, Everton da Silva
dc.date.accessioned2019-01-29T13:13:47Z
dc.date.available2019-01-29T13:13:47Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15473
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work carried out an analysis of the works of conclusion of course of distance specialization in educational management (2013 - 2016), in order to identify how the democratic management of education is portrayed in these researches. To this end, we used as methodology of the discursive textual analysis of content (MORAES, 2003), and we arrived at a number of sixty works that dealt with the theme. After a thorough interpretation and discussion about these works, we come to the understanding that Democratic Management occurs in the minority of cases and that faces difficulties of participation, dialogue and autonomy to achieve universality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectManagerseng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleGestão democrática em pauta: reflexões através dos trabalhos de conclusão de curso em gestão educacional EaD da UFSM (2013-2016)por
dc.title.alternativeDemocratic management in a guideline: reflections through the course conclusion works in educational management EaD of UFSM (2013-2016)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho realizou uma análise dos trabalhos de conclusão de curso da especialização à distância em gestão educacional (2013 - 2016), com vista a identificar como a gestão democrática da educação é retratada nessas pesquisas. Para este fim, utilizamos como metodologia da analise textual discursiva de conteúdo (MORAES, 2003), e chegamos a um número de sessenta trabalhos que versavam sobre o tema. Após uma minuciosa intepretação e discussão acerca dessas obras, chegamos ao entendimento que a Gestão Democrática ocorre na minoria dos casos e que enfrenta dificuldade de participação, diálogo e autonomia para que alcance a universalidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto