Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
Abstract
O processo educativo almeja a formação integral dos indivíduos para a participação na vida em sociedade. Nesse sentido, a gestão da sala de aula, que compreende todas as atividades de planejamento, implementação, da avaliação podem contribuir para a efetivação de uma cultura de participação na gestão escolar. As concepções relativas a finalidade da avaliação vão desde medir e quantificar a aprendizagem até um instrumento cognitivo de emancipação do indivíduo. Assim o presente trabalho objetiva conhecer as percepções de alunos de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental sobre a avaliação. Para tanto, utilizou-se de um questionário com quatro perguntas, respondido por 44 estudantes que foi aplicado durante parte do período de aula e posteriormente, as respostas foram transcritas e analisadas conforme Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que para os alunos a avaliação apresenta-se como um instrumento para verificar a aprendizagem, o conhecimento e as capacidades, o que representa uma concepção tradicional. Poucas foram as respostas que indicaram a avaliação como uma ferramenta de diagnóstico ou estratégia para regular o próprio desenvolvimento, o que seria uma concepção próxima a avaliação emancipatória. O principal recurso avaliativo mencionado pela maioria dos estudantes são as provas, enquanto a autoavaliação não foi mencionada. Apontam-se como perspectivas a possibilidade de implementar atividades avaliativas sob uma perspectiva de autonomia, bem como a necessidade de abordar a temática junto a formação inicial e continuada de professores.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [987]
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