A construção da gestão democrática na escola pública: encontros e desencontros
Resumo
O presente trabalho aborda os encontros e desencontros na construção da gestão democrática da escola pública, efetivado por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Tem como objetivo compreender os principais desafios a serem superados na construção da gestão democrática. De forma específica, objetiva-se também: compreender a percepção dos educadores acerca do papel do gestor na educação contemporânea; refletir acerca da visão dos educadores sobre a importância das ações promotoras de participação na efetivação da gestão democrática; identificar os desafios que se apresentam no movimento de implantação de uma gestão democrática; analisar os caminhos da gestão democrática na escola pública no contexto atual. Para tanto, parte de concepções teóricas acerca da questão, tomando a Constituição Federal (1988) como instrumento balizador da educação, cujos princípios estão disciplinados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº93.94/1996 da Educação, onde se amparam as ações de promoção de uma gestão democrática. Apresentam-se referenciais que narram a evolução desse processo nas últimas décadas, bem como referenciais que defendem a participação de toda a comunidade escolar como imperativo nesse movimento de democratização. O estudo de campo, por sua vez, efetivou-se nas escolas E.M.E.F. Antonio Parreiras e E.M.E.F. Marcílio Días. Os resultados foram analisados qualitativamente e apontam para a adoção de uma concepção de gestão democrática na escola pública, de acordo com os preceitos legais que a determinam, suprindo a necessidade de superação do desafio de ampliação da participação da comunidade escolar no cotidiano da escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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