Inglês e TIC: uma proposta de parâmetros para os materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesa
Resumo
O crescente uso das TIC em contextos de aprendizagem abre caminhos para exploração e inovação dentro deste
universo, e assim também ocorre no aprendizado da língua inglesa. Pode-se afirmar que ter conhecimentos básicos
nesse idioma não é mais uma habilidade somente desejada, mas necessária. Também é possível afirmar que o uso
das TIC na educação sem intenções concretas e bem definidas não garante que os objetivos pedagógicos sejam
alcançados, daí a necessidade de um projeto de design pedagógico que contemple diferentes áreas e profissionais.
O problema de pesquisa que se busca esclarecer é entender quais aspectos das interfaces voltadas para o ensino
da língua inglesa as tornam eficientes e auxiliam no aprendizado do idioma. A fim de buscar respostas para esse
questionamento, a proposta deste estudo é identificar e verificar a viabilidade de um conjunto de parâmetros para
os projetos de materiais educacionais digitais voltados para o ensino da língua inglesa. Para isso, a metodologia
adotada inicia com um levantamento bibliográfico acerca dos temas que envolvem o problema, que são aprendizagem
multimídia, interfaces para educação e aprendizagem da língua inglesa, seguida da parte prática, que
teve como ferramenta principal a aplicação de questionários para professores da língua inglesa e profissionais/
pesquisadores da área do design de interfaces. Com isso, foi possível gerar um esquema que contém parâmetros
para os projetos de materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesa. Como resultado,
tem-se uma lista breve mas que cruza informações e referências diversas, indicada para servir como guia de projetos dessa natureza.
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