A utilização de recursos tecnológicos como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem de uma aluna com transtorno do espectro autista: um estudo de caso
View/ Open
Date
2018-12-07Author
Bittencourt, Daniele Francisca Campos Denardin de
Metadata
Show full item recordAbstract
As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, e na escola não seria diferente. No Atendimento
Educacional Especializado (AEE) com alunos com autismo, ou seja, alunos que possuem déficits de
natureza sociocomunicativa e comportamentais, o uso das tecnologias visa contribuir e potencializar o
processo de aprendizagem desse alunado, além de auxiliar no processo de socialização. Nesse sentido, o
objetivo deste estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta pedagógica em formato de planos de
aula, utilizando recursos tecnológicos como mediadores do processo de ensino e aprendizagem de uma
aluna com autismo na sala de recursos multifuncionais. O problema de pesquisa que norteou o estudo foi:
de que forma o educador especial deve planejar e organizar os materiais de ensino que utilizam recursos
tecnológicos como mediadores no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com autismo? A
pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, no formato de estudo de caso, tendo como sujeito
participante uma aluna do segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de
Santa Maria- RS. Os planos de aula foram desenvolvidos dentro do Ciclo Recursivo de Leffa (2007), tendo
como etapas a análise, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação. Os resultados mostram que a
utilização de recursos tecnológicos, especificamente com essa aluna, colaboraram com o desenvolvimento
de habilidades sociais, pedagógicas e cognitivas. Dessa forma, pode-se considerar que o uso do ciclo
recursivo no AEE foi de suma importância para potencializar e mediar o processo de aprendizagem da
aluna com autismo, como também poderá ser utilizado com os demais alunos público-alvo da educação
especial.
Collections
The following license files are associated with this item: