A gestão escolar e as relações interpessoais em uma escola municipal de Nova Candelária/RS
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral compreender o papel da gestão escolar diante dos desafios que surgem no relacionamento interpessoal das profissionais de uma escola da rede municipal de Nova Candelária/RS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com metodologia de investigação do tipo estudo de caso conforme Yin (2001). O aporte teórico do estudo baseou-se em obras já publicadas sobre gestão escolar democrática e relações interpessoais, sendo os principais autores Castilho (1996), Lück (2006; 2008) e Ferreira (2007). Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário entregue às 30 profissionais que atuam na escola participante do estudo que exercem diferentes atribuições, dentre elas, professoras, atendentes de creche, monitoras e funcionárias. Como resultado observou-se que cabe à equipe gestora o papel de mediadora do trabalho que acontece no espaço escolar e que a consolidação da gestão escolar democrática é fator positivo na construção de relações interpessoais favoráveis no ambiente de trabalho, uma vez que esta proporciona à equipe gestora maior autonomia para desempenhar sua função. Nesta direção, a descentralização do poder a partir dos princípios da gestão escolar democrática garante um trabalho em regime colaborativo com a comunidade escolar e com o grupo de profissionais favorecendo a participação efetiva de todos e fazendo com que sejam valorizados e ouvidos no decorrer do processo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: