A gestão democrática e a formação continuada dos professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Santana do Livramento
Abstract
Este trabalho aborda a gestão democrática e a formação continuada dos professores, tendo como objetivo
analisar em que medida a equipe gestora escolar pode contribuir para a formação continuada dos professores de
uma escola pública estadual de Santana do Livramento. Buscou-se responder a seguinte problematização: de que
maneira a gestão pode contribuir na formação continuada dos professores de uma escola pública de Santana do
Livramento? Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em
uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Santana do Livramento/RS. As informações foram
coletadas mediante realização de entrevistas com os professores e equipe gestora da escola: quatro (6)
professores, Uma (1) coordenadora pedagógica, Uma diretora (1). Através da analise das entrevistas, percebe-se
que há consenso entre todos os entrevistados sobre a importância da gestão democrática como espaço de
promoção da formação continuada envolvendo todos na busca por melhorias na qualidade da educação. Detectase
algumas dificuldades para efetivar essa participação, relacionadas à carga horária do professor, às jornadas de
trabalho em mais de uma escola, aos poucos recursos disponíveis para contratar palestrantes ou mesmo oferecer
oficinas e cursos por parte dos gestores da escola, à desmotivação de alguns para participar das ações
promovidas pelas escolas. Os resultados ainda apontam para a necessidade da escola promover mecanismos mais
eficazes para mobilizar os professores na participação, criando espaços onde a formação continuada seja
propiciada, sem que a gestão deixe de ser democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
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