Implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) na APAE de Três Passos - RS: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas
Abstract
A presente monografia emergiu da necessidade de pesquisar acerca do PEI (Plano Educacional Individualizado) o qual está sendo implementado nas APAES como base para o planejamento pedagógico, sendo o PEI um subsidio que vem ao encontro do educador que busca de uma forma individual, trabalhar as necessidades específicas do aluno com necessidades educacionais especiais. Pois, o mesmo realizará um plano para cada educando, partindo assim das particularidades de cada sujeito inserido em sua sala de aula. Nesse sentido, a problemática de pesquisa: Quais os desafios e as possibilidades do professor com o plano educacional individualizado (PEI) em uma sala de aula de uma escola de educação especial? O objetivo geral da pesquisa foi compreender quais as dificuldades e as possibilidades do PEI em sala de aula. E para dar conta dessa problemática foi usada como metodologia de pesquisa um estudo de caso, como instrumentos utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. As colaboradoras da pesquisa foram uma educadora especial, uma coordenadora pedagógica e uma gestora da APAE de Três Passos/RS. A partir das análises dos questionários foi possível perceber o quanto o PEI contribuirá com os alunos e os professores das escolas especiais na elaboração e na realização dos planejamentos escolares, junto a uma gestão que permite ao educador ser o gestor pedagógico em sua sala de aula.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [987]
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