Do legal ao real: a abordagem das políticas étnico-raciais na formação continuada de professoras(es) da educação infantil
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2017-10-30Metadatos
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As escritas desta dissertação são frutos de uma pesquisa teórica e prática sobre a temática étnico-racial e a formação continuada de professoras(es) da educação Infantil. A pesquisa faz parte do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Realizou-se a pesquisa na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Edy Garagorri Teixeira na cidade de São Gabriel/RS no ano de 2017. Tendo como objetivo geral investigar como é possível abordar a temática étnico-racial, tendo como foco a cultura afro-brasileira na formação continuada de professoras, em uma instituição de Educação Infantil. Os teóricos utilizados para tecer este trabalho foram organizados através das temáticas: Educação Infantil: (CAMPOS, 1999; CERIZARA, 1999; ROSEMBERG 1999; KUHLMANN JR., 2003) e documentos nacionais oficiais; Criança Negra: (MOTT, 1979; FREYRE, 2006; DEL PRIORE, 2010; DUARTE, 2011); Formação Inicial e Continuada de professoras(es): (GATTI, 2008; IMBERNÓN, 2006; SAVIANI, 2011; DOURADO, 2015; FORMOSINHO, 2016; FUSARI, 2007); Formação continuada de professores na perspectiva das relações raciais: (SARAIVA, 2009; DIAS, 2011b; FEITAL, 2016; GOMES, 2005) entre outros. E também para articular com estes aportes teóricos se fez o uso das políticas étnico-raciais como: a Lei no 10.639/2003 (BRASIL, 2003), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004a) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009a). Adotou-se como metodologia, a abordagem de pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009) do tipo estudo de caso e como técnica de coleta de dados, a entrevista narrativa, da qual emergiu as análises dos dados com base na análise temática (BAUER; GASKELL, 2014), que revelou as seguintes categorias: experiências vividas; organização dos espaços, tempos e materiais; personagens negros, cotidiano da educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. Os resultados apontam que os encontros formativos contribuíram para modificações nas concepções das professoras e das crianças, e na elaboração de tentativas de práticas que promovessem a igualdade racial. Ou seja, os encontros formativos configuraram-se como o produto final desta dissertação, estes resultaram em transformações nas concepções das professoras e na sequência nas práticas pedagógicas com as crianças. E, ainda, para o desenvolvimento de uma Mostra Pedagógica que envolveu a valorização de personagens negros na literatura infantil. Os indicativos são de que esta formação já está mesmo que, inicialmente, atendendo os dispositivos legais da Lei no 10.639/2003 (BRASIL, 2003), da Lei no11645/2008 (BRASIL, 2008b) e do Parecer n o 003/2004 (BRASIL, 2004b). Além disso, identificou-se que há um reconhecimento das professoras sobre a importância do estudo da temática étnico-racial, não somente na Educação infantil, mas em todos os níveis da educação e que esta seja estudada na formação inicial e continuada de professoras(es).
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