Transtorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: mediação independente dos pares sobre o engajamento na tarefa
Resumen
A literatura na área da Educação aponta que as práticas pedagógicas de professores
de alunos com autismo têm se mostrado desafiadora. Neste contexto, a Intervenção
Mediada por Pares (IMP) tem se mostrado promissora no cenário internacional,
embora ainda pouco conhecida na realidade brasileira, por favorecer o
desenvolvimento das habilidades sociais e de aprendizagem dos alunos. A IMP ocorre
através da mediação estabelecida entre colegas e o aluno com deficiência, em que os
primeiros são orientados por seus professores ou o educador especial sobre a
mediação que farão com seu colega com autismo nas tarefas. A IMP tem vantagens
como auxílio ao professor em sala de aula, aumento do tempo que o aluno com
autismo se mantém engajado em suas tarefas, bem como facilitadora, uma vez que
poderá ser usada em ambiente escolar. Apesar dos estudos sobre IMP identificarem
a importância das mediações dos pares com o aluno com autismo, são escassas
informações sobre como cada colega pode contribuir nestas mediações. Por isto, o
presente estudo se propõe a identificar independentemente os comportamentos
mediadores de colegas com desenvolvimento típico que atuam na intervenção
mediada por pares sobre o engajamento na tarefa de alunos com autismo no processo
de inclusão, em uma escola pública de Santa Maria/RS. Participarão do estudo dois
alunos com autismo matriculados no 1º e 2º anos do ensino fundamental, quatro
colegas e a educadora especial da escola. A pontuação e análise dos
comportamentos mediadores ocorrerão de forma independente para cada colega que
atua com o aluno com autismo. A pontuação do protocolo se deu a partir das análises
de vídeos já coletados, cujos dados fazem parte de um estudo que constituiu o banco
de dados do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA/PPGE/UFSM).
Após foram apresentados, através de gráficos os comportamentos mediadores
realizado por cada par, identificando qual a frequência de cada um dos
comportamentos mediadores foram realizados com os colegas com autismo
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