Pessoas com altas habilidades/superdotação: concepções da família
Resumo
A presente pesquisa é resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno
vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Sabe-se que existem
muitos mitos em relação às Altas Habilidades/Superdotação, e que, muitas vezes a família desconhece
as características e os direitos que esses sujeitos têm, por isso buscou-se saber o que a família pensava
antes sobre superdotação e o que pensa depois de seu filho ser identificado. O objetivo geral foi
investigar de que forma a família visualiza as altas habilidades/superdotação no filho e os efeitos
decorrentes dessa concepção no cotidiano escolar e social do mesmo. Utilizou-se como embasamento
alguns teóricos, como Aspesi (2007); Dessen (2007); Freitas; Pérez (2012); Gardner (2001); Perez
(2003), (2009), (2011); Renzulli (1986), (2014); Virgolim (2014); Winner ( 1998); entre outros para
respaldar esse trabalho. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de
dados foi a entrevista semiestruturada, que teve como base um roteiro e foi gravada. Para participar
desta pesquisa foi convidada uma família que tem um filho identificado com Altas
Habilidades/Superdotação, em Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul. Diante disso, a análise
da pesquisa foi organizada em três categorias: Conhecimento sobre Altas Habilidades/Superdotação;
Processo de identificação do aluno; Desenvolvimento do aluno na escola. A família participante se
caracteriza do tipo de pais separados, onde a mãe relata que apenas ela participa do desenvolvimento
cognitivo, social e afetivo do filho identificado recentemente com Altas Habilidades/Superdotação,e em
sua fala a mãe relata como foi a identificação do filho,o que ela conhecia antes sobre esse tema e como
foi e está sendo o desenvolvimento do filho na escola. Neste contexto pode-se perceber que é
importante pesquisar e levar ao conhecimento de outros profissionai s esse tema de Altas
Habilidades/Superdotação, afim de desconstruir conceitos errôneos que envolvem esse tema.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: