Altas habilidades/superdotação: problematizações a respeito do número de matrículas no município de Agudo/RS
Abstract
Este Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Especial Noturno da
Universidade Federal de Santa Maria disserta sobre a temática das Altas
Habilidades/Superdotação (AH/SD), a qual precisa ser divulgada para que um
número maior de profissionais da educação possa conhecê-la, a fim de promover a
inclusão desse alunado. No que se refere a esse assunto, muitas são as dúvidas e
questionamentos sobre quem são esses sujeitos, o que pode prejudicar na
identificação e atendimento desses alunos. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa
consistiu em problematizar o Atendimento Educacional ao aluno com Altas
Habilidades/Superdotação no município de Agudo a partir do mapeamento de
matrículas na rede municipal e estadual de educação. Como metodologia, essa
escrita é delimitada como qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como
instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com as Educadoras
Especiais atuantes no município e informações prestadas, via e-mail, pelas
Coordenadorias Municipal e Estadual de Educação da referida cidade. Devido às
experiências pessoais e profissionais vivenciadas nessa localidade pela
pesquisadora deste trabalho, em que não se constatou a matrícula de alunos com
AH/SD na maior escola da rede municipal de ensino, estruturaram-se
questionamentos que suscitaram o desejo de pesquisar nessa realidade. Para
embasar a produção, recorreu-se a autores que dissertam sobre o assunto
(RENZULLI; REIS, 1997; RENZULLI, 2004; 2014; VIRGOLIM, 2007; FREITAS;
PÉREZ, 2009, 2014, 2016; FLEITH, 2007, 2014), bem como políticas públicas
nacionais que garantem o direito desse público (BRASIL, 2008). Assim, os dados
encontrados foram analisados por meio da análise qualitativa e apontaram aspectos
relevantes para compreender as informações disponibilizadas pelas Coordenadorias
e as prestadas pelas Educadoras Especiais que participaram das entrevistas. Por
meio das entrevistas, foram apontados três alunos identificados com AH/SD e seis
que estão sendo observados e passando por esse processo de identificação.
Constatou-se que a falta de conhecimentos dos profissionais da educação é um dos
fatores principais para o baixo número de alunos identificados e em processo de
identificação no município. Também, foram apontadas a necessidade de formação
de professores, diálogo entre as Educadoras Especiais e maior incentivo por parte
da Secretaria de Educação Municipal. Quanto à rede estadual de educação, esta já
deu um “pontapé” inicial para o reconhecimento desses alunos nos espaços
escolares, promovendo a formação de professores e orientando a identificação
desses alunos nas escolas estaduais de Agudo.
Collections
The following license files are associated with this item: