Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
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2017-08-31Metadatos
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A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos de práticas de “sucesso” adotados em diferentes épocas. Tais exemplos e práticas embasaram uma proposta voltada principalmente na contemplação de aspectos ligados à escolarização e assistência da criança de 0 a 6 anos, e deixaram “heranças” nas práticas pedagógicas até os dias atuais. O que fez surgir a necessidade de um espaço de formação dos educadores da Educação Infantil, que dialogue com tais aspectos para a superação deste quadro. Desta forma, esta pesquisa objetivou, em linhas gerais, analisar como a formação continuada dos educadores de uma escola de educação infantil do município de Santa Cruz do Sul/RS pode contribuir para a qualidade do atendimento às crianças. Teve como objetivos específicos: conhecer como a formação continuada dos educadores da educação infantil acontece na Rede Municipal de Santa Cruz do Sul/RS; verificar como a formação continuada vincula-se ao processo de desenvolvimento profissional do educador da infância e refletir sobre a formação continuada dos educadores de uma escola de educação infantil deste município, apontando para as possíveis ressignificações na prática pedagógica diária. A metodologia da pesquisa foi organizada a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa-ação no embasamento da ação investigativa. Para a coleta de dados foi utilizado o método de entrevistas narrativas em encontros formativos, com a participação de trinta e seis educadoras que desenvolvem suas atividades profissionais em uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Santa Cruz do Sul/RS. Ao término desta pesquisa concluiu-se que o desenvolvimento profissional das educadoras da educação infantil reflete necessariamente o seu tipo de profissionalidade, sendo que os diferentes contextos – meso, exo e macrossistemas – influenciam direta e indiretamente na sua prática cotidiana – microssistema (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002). Evidenciou-se ainda, a necessidade de um diálogo para a criação e manutenção de um espaço de formação continuada em contexto na escola pesquisada, sendo esta pesquisa considerada uma referência para a organização futura deste espaço, entendendo que o protagonismo do adulto e da criança favorece a construção de um atendimento de qualidade na Educação Infantil.
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