dc.contributor.advisor | Moreira, Tânia Maria | |
dc.creator | Dal Ongaro, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T12:05:56Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T12:05:56Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15536 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article aims to investigate the reality of a Country School in the city of Agudo-RS, in terms of the use of the information and communication technologies in the process of teaching learning. In this sense, it is discussed the facilities and the obstacles to the use of information and communication technologies in Field Education. To do so, we sought information on how educators use this tool (TIC) for teaching, interaction and communication, sought to present a look at the reality of the educator in the school in question and to relate the possibilities of pedagogical work using the Technologies of Information and Communication. In this qualitative research, the case study was used as methodology. In this way it was possible to perceive that the educator is fundamental to guide how to use the TIC competently. However, in the present context the educator has many collections and little time for continued education, fundamental in working with TIC. In addition, the little investment in TIC in the Campo School does not help in the development of differentiated activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Agudo-RS | por |
dc.subject | Field education | eng |
dc.title | As possibilidades e/ou dificuldades de trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação na educação do campo | por |
dc.title.alternative | The possibilities and / or difficulties of working with information and communication technologies in field education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo investigar a realidade de uma Escola do Campo do município de Agudo-RS, no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, discutem-se quais as facilidades e os empecilhos para o uso das TIC na Educação do Campo. Para tanto, buscou-se informações sobre como os educadores utilizam essa ferramenta (TIC) de ensino, interação e comunicação, procurou-se apresentar um olhar sobre a realidade do educador na escola em questão e relacionar as possibilidades do trabalho pedagógico utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação vivenciadas. Nessa pesquisa qualitativa, utilizou-se como metodologia o estudo de caso. Dessa forma foi possível perceber que o educador é fundamental para orientação de como utilizar as TIC competentemente. Contudo, no atual contexto o educador possui muitas cobranças e pouco tempo para formação continuada, fundamental no trabalho com as TIC. Além disso, o pouco investimento em TIC na Escola Campo, não auxilia no desenvolvimento de atividades diferenciadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |