As possibilidades e/ou dificuldades de trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação na educação do campo
Resumen
Este artigo tem como objetivo investigar a realidade de uma Escola do Campo do município de Agudo-RS, no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, discutem-se quais as facilidades e os empecilhos para o uso das TIC na Educação do Campo. Para tanto, buscou-se informações sobre como os educadores utilizam essa ferramenta (TIC) de ensino, interação e comunicação, procurou-se apresentar um olhar sobre a realidade do educador na escola em questão e relacionar as possibilidades do trabalho pedagógico utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação vivenciadas. Nessa pesquisa qualitativa, utilizou-se como metodologia o estudo de caso. Dessa forma foi possível perceber que o educador é fundamental para orientação de como utilizar as TIC competentemente. Contudo, no atual contexto o educador possui muitas cobranças e pouco tempo para formação continuada, fundamental no trabalho com as TIC. Além disso, o pouco investimento em TIC na Escola Campo, não auxilia no desenvolvimento de atividades diferenciadas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: