A gestão escolar e a construção do projeto pedagógico
Resumen
O presente estudo objetivou refletir sobre os pressupostos da construção do Projeto Pedagógico (PP) na gestão democrática. Discute a temática da construção coletiva do PP na gestão escolar. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como autores principais: Dourado (2001), Lück (2000; 2006; 2011) e Veiga (1997; 2000; 2002; 2003) que contribuíram para a discussão sobre a gestão escolar, o PP e a importância da participação democrática nesse processo. Diante disso. No decorrer do estudo, discorreu-se acerca das etapas, características, dimensões e princípios do PP através da gestão escolar no envolvimento da comunidade, partindo da formação de conselhos, associações, eleição de diretores, grêmios estudantis e na elaboração do PP. Da mesma forma, refletiu-se acerca do PP e dos caminhos para sua construção, desvelando possibilidades da gestão escolar em articular esse processo participativo com a comunidade escolar, permeada por espaços democráticos, emancipatórios e socializadores, com o envolvimento de todos os segmentos na elaboração do documento representativo, norteador, orientador e efetivo da escola. A partir das pesquisas realizadas, evidenciou-se que a construção do PP envolve, além das dimensões financeiras, administrativas, jurídicas e pedagógicas, etapas que devem ser observadas para que esse processo ocorra de forma participativa, democrática, inovadora e, principalmente, coletiva, que identifique e represente os planos e metas da escola de acordo com os anseios de sua comunidade.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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